Mapa União Europeia

Viajar de trem pela Europa é fácil! Há muitas linhas e terminais ferroviários espalhados por todo o continente europeu e os preços dos passes são justos e muitas vezes competitivos com as tarifas aéreas. É possível chegar a todos os países do continente através de trem e conhecer boa parte das principais cidades desta forma.

Na França, o TGV é um trem de alta velocidade que corta o país de Norte a Sul com mais de 1200 quilômetros de linhas e quase 200 cidades atendidas. Atinge velocidades superiores a 320 quilômetros por hora e permite conhecer as principais regiões deste país. Ao planejar sua viagem é possível fazer reserva dos bilhetes através da Internet depois que tiver escolhido as cidades que deseja visitar e a classe de vagão preferida. Há desde cabines simples até opções luxuosas. As reservas podem ser feitas através do site www.tgv.com.



A Espanha e a França também contam com ótimos serviços de transporte por trens. Na Espanha, o AVE (Alta Velocidad Español) conecta cidades como Barcelona, Valência, Madrid, Sevilla, Málaga entre outras. É possível viajar facilmente para as cidades menores através de trens de menor velocidade. Na Itália, as tarifas dos trens costumam ser mais baratas do que nos países vizinhos. O Eurostar interconecta em alta velocidade as principais cidades italianas. É bastante recomendado que você faça suas reservas com antecedência para garantir sua viagem e também para conseguir melhores preços.

Caso deseje, é possível comprar pacotes fechados, chamados de passes, para um período específico ou para o número de países que você deseje viajar. Estes passes costumam oferecer bons descontos em relação às tarifas normais.



Nos demais países da Europa também é possível viajar de trem sem problemas. Trens menores operados por companhias locais existem em todos os países do continente e permitem uma movimentação tranquila.

De modo geral, os trens na Europa são pontuais e limpos. Os trens de alta velocidade e as principais linhas contam com ótimos serviços e quase nunca se atrasam. Apesar de a qualidade dos trens menores também ser boa é preciso tomar maiores cuidados em viagens nas linhas menores e em países mais pobres do continente.

A segurança também não é um grande problema neste tipo de viagem na Europa. As linhas principais são muito seguras e incidentes são muito raros. De qualquer forma, é aconselhável manter-se atento às suas bagagens. Há alguns relatos de furto de bagagens principalmente em estações movimentadas. Por isso, fique de olho!

Cidadania Europeia
Mais mapas da Europa
Mapas, telefones e outras informações do Brasil
Fotos de Brasília